sábado, 22 de maio de 2010



O Google anunciou nesta quinta-feira, 20/05, o lançamento do Android 2.2. A apresentação foi realizada durante o evento I/O, promovido pela empresa e direcionado para desenvolvedores. A plataforma lançada recebe o codinome de Froyo e traz grandes melhorias no desempenho, além de recursos para melhorar o processo de integração com a nuvem.

Um dos elementos responsáveis pelo aprimoramento do desempenho é a tecnologia JIT, capaz de compilar códigos na máquina virtual na qual os aplicativos são executados. Em testes elaborados pela empresa com o aparelho Nexus One, a melhora de desempenho foi de 450% em comparação a versão anterior do sistema operacional.

Para colaborar com a agilidade, o navegador também foi modificado. A partir de agora, o sistema executa a integração de código do interpretador JavaScript 8 (V8) do Google Chrome. Dessa forma, a execução de scripts chega a ser até três vezes mais rápida.

Outra novidade da plataforma é a possibilidade do Android 2.2 servir como hotspot portátil para compartilhamento de conexões Wi-Fi e 3G. Até então, o recurso só poderia ser habilitado em celulares desbloqueados e não era uma ação oficial oferecida pelo Google. A mobilidade de conteúdos também foi simplificada. Com o Froyo é possível mover aplicativos instalados no aparelho por meio de cartão SD.

O Google ainda não informou quando o sistema operacional estará disponível para os usuários finais, já que a distribuição fica por conta dos fabricantes dos smartphones. No entanto, desenvolvedores já podem baixar kits de desenvolvimento no site da plataforma.

A apresentação do Android 2.2 foi realizada pelo vice-presidente de engenharia do Google, Vic Gundotra, que a proveitou o momento para criticar indiretamente a Apple. Enquanto demonstrava a compatibilidade com o sistema Flash Player 10.1 e Adobe Air, Gudotra diz que “Ser aberto é aceitar trabalhar com os outros”, fazendo referência à briga entre a empresa de Steve Jobs e a Adobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário